Conheça esta tecnologia e saiba como ela pode ser uma ótima aliada à manutenção e identificação de problemas.
A termografia pode ser definida como um método ou técnica de intervenção não destrutivo, ou seja, ela permite que um material seja inspecionado sem que haja contato, sem alterar a sua forma e suas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais.
Esta tecnologia é aplicada através do uso de câmeras equipadas com sensores de irradiação infravermelha. O infravermelho, que não é detectado a olho nu pela visão humana, é parte do espectro da radiação eletromagnética e está associado à transmissão de calor. Portanto, a imagem captada por uma câmera termográfica é capaz de medir a temperatura e distribuição de calor de um objeto em estudo. Geralmente essa imagem demonstra a variação de temperatura através de diferentes cores.
Esta ferramenta torna-se útil para mapear a diferença de temperatura de objetos, permitindo a percepção de falhas não observadas a olho nu, quase como uma espécie de raio X. As câmeras termográficas disponíveis no mercado hoje são de inúmeros modelos, podendo ser encontradas como câmeras de mão ou até mesmo em drones. O que acaba muitas vezes diferenciando os equipamentos é a resolução espacial da câmera térmica.
Câmeras de alta resolução permitem captar imagens de áreas maiores a longas distâncias, já as câmeras de menor resolução limitam a captação de imagens de áreas menores e com pequenas distâncias. Existem diversas escalas policromáticas (tipos de cores) disponíveis para a captação de imagens térmicas, a mais utilizada delas é a IRON, que vai de preto ao branco através de tonalidades de violeta, azul, rosa, vermelho, laranja e amarelo. Porém a escala utilizada não interfere no resultado da temperatura.
Com o uso da termografia é possível identificar ou até mesmo antecipar falhas. Com ela, torna-se possível a detecção de problemas em estágios iniciais ou emergenciais, facilitando intervenções e diminuindo riscos de acidentes por incêndios, como no caso de partes elétricas. Atualmente a termografia é aplicada nos setores médico, elétricos, mecânicos, civil e solar, dentre outros.
Quais são as possíveis aplicações da termografia?
Existem diversas aplicações onde a termografia pode auxiliar:
SETOR MÉDICO: Na medicina a termografia pode ser usada na aferição de temperatura corporal e em equipamentos médicos. Foi muito usada durante a pandemia do COVID-19 nos termômetros térmicos.
SETOR ELÉTRICO: A termografia pode ser aplicada dentro do setor elétrico em diversos locais. Por exemplo, é frequentemente utilizada para inspeção de linhas de transmissão e de quadros elétricos, onde pode identificar problemas causados por anomalias térmicas devido a relação corrente-resistência de componentes.
SETOR MECÂNICO: Na área mecânica a termografia é capaz de identificar problemas causados por atrito entre peças, eixos desalinhados, aquecimento de dispositivos e deficiência de isolamento térmico de superfícies.
SETOR CIVIL: Dentro do setor civil a termografia contribui na identificação de infiltrações, fissuras, elementos estruturais e até mesmo no descolamento de revestimento. A técnica tem sido empregada para identificação de vazamentos ocultos e também na inspeção predial de fachadas.
SETOR SOLAR: A técnica é utilizada para inspeção de sistemas fotovoltaicos, podendo ser usada em painéis solares e em equipamentos elétricos para identificação de anomalias térmicas comumente chamadas de pontos quentes (hotsposts). A identificação de pontos quentes é importante pois evita problemas de desempenho das usinas e evita princípios de incêndios. O emprego desta técnica tornou-se relevante não apenas para a manutenção preventiva e preditiva, avaliando os sistemas fotovoltaicos e de problemas que venham a surgir ao longo do tempo, mas também para análise da qualidade de instalação dos sistemas fotovoltaicos e garantia da vida útil dos equipamentos utilizados.
Benefícios da utilização da termografia
A termografia possibilita diversos benefícios quando utilizada de maneira correta como:
- Segurança
- Redução de custos de manutenção
- Ganho de produtividade
- Aumento de vida útil dos equipamentos
- Não interrompe o funcionamento do sistema em análise
- Assertividade e precisão
- Não destrutiva
Cuidados durante a realização de uma inspeção termográfica
Para realização de uma inspeção termográfica alguns detalhes precisam ser observados e avaliados particularmente para que se obtenham dados com determinações precisas. A análise de imagens termográficas depende da emissividade da superfície ou objeto inspecionado, da distância, do ângulo, da incidência solar, de sombras de outros materiais e do tipo de material a ser avaliado.
Atualmente, existem no mercado alguns cursos com profissionais e empresas especializados na área e também uma NBR (ABNT NBR 16818 – Ensaios não destrutivos – Termografia infravermelha – Procedimentos e aplicações do método da termografia infravermelha) que podem direcionar os princípios básicos para atuação na área com o emprego da técnica.
Depois de captadas as imagens, algumas delas podem necessitar passarem por um tratamento em softwares, para melhorar a qualidade da entrega do produto final. Geralmente, para cada tipo/marca de equipamento existe um software diferente para compatibilização das imagens e tratamento das mesmas.
Os softwares de imagens mais conhecidos no mercado são o FLIR Tools e o DJI Thermal Analysis Tool versão 2 e 3, ambos são gratuitos e de fácil entendimento para execução, porém ficam limitados ao tipo de câmeras utilizadas na captação das imagens. Busque sempre profissionais qualificados para realizar inspeções termográficas com qualidade.
A Pleno INNOV e a atuação com a termografia
A Pleno INNOV atua com termografia focada atualmente nas área de energia solar através de inspeções termográficas realizadas durante o comissionamento de usinas, em realizações de manutenções preditivas periódicas dos sistemas fotovoltaicos, em inspeções de análise de qualidade dos módulos e também na análise dos equipamentos elétricos dentro de uma usina.
Trabalhamos também na área civil, focados em inspeções prediais, inspeções voltadas para a identificação de infiltrações e até mesmo na avaliação de estruturas não visíveis a olho nu. Tudo isso sem desligar os sistemas ou destruindo as estruturas.
Os profissionais da Pleno INNOV são altamente qualificados, com especialidades na área civil e de sensoriamento remoto, capacitados e com ampla gama de conhecimentos técnicos e de campo. A empresa valoriza a capacitação de seus colaboradores e investe continuamente em treinamentos para sua equipe. Além de equipe com diversas especializações, a empresa possui equipamentos de alta tecnologia como drones, câmeras de mão e softwares de tratamento de imagens, que auxiliam na entrega de um produto final de qualidade.
Buscamos sempre estarmos atualizados no conhecimento teórico e em conhecer as melhores técnicas práticas, alinhando sempre com tecnologias de última geração, para garantir um serviço capacitado e com muita qualidade!
Referências:
2 . Canal Solar – https://canalsolar.com.br/termografia-aerea-de-usinas-solares-fotovoltaicas/