Com a regulamentação RBAC-E nº 94/2017, a utilização de drones para vistorias técnicas vem crescendo de forma exponencial e se consolidou no mercado brasileiro como uma ótima ferramenta para quem busca eficiência, efetividade e rapidez na execução de serviços complexos.
Entendendo inspeção como a ação de analisar e vistoria como a constatação da identificação de problemas, diversas áreas de infraestrutura investem em estudos que possam trazer oportunidades tanto de agir preventivamente, quanto correcionalmente em edificações, estruturas, maquinários, geradores de energias entre tantas outras oportunidades.
Com a redução dos valores dos equipamentos de drones aliada à capacitação de técnicos para geração de informações que garantam um diagnóstico correto, diversos clientes ao longo dos anos recentes estão substituindo a contratação métodos tradicionais por soluções não convencionais de vistoria, que trazem diversas vantagens competitivas.
O leque de produtos existentes no mercado já é bastante grande e com produtos de altíssima qualidade, proporcionando a atuação em diversos setores dentro do mercado de trabalho nacional e possibilitando a atuação nas mais diversas áreas.
Alguns dos principais mercados de atuação de vistorias por drones são:
Setor de construção civil
- Acompanhamento de obra e evolução de construção;
- Vistoria de rodovias e sistemas viários;
- Vistoria de fachadas e telhados de edificações.
Setor industrial
- Vistoria de chaminés, e exaustores;
- Vistoria de máquinas.
Setor de energia
- Vistoria de barragens e hidroelétricas;
- Vistoria de parques ou usinas solares;
- Vistoria de termoelétricas;
- Vistoria em usinas eólicas;
- Vistoria de plataformas de óleo e gás;
- Vistoria de linhas de transmissão, torre de energia e telecomunicação.
Setor resgate
- Primeiros socorros (localização, envio de medicamentos e itens de sobrevivência)
- Situações de perigo;
- Busca de pessoas perdidas.
Serviços de inspeção e vistorias que anteriormente demandavam, equipes robustas, equipamentos de descida em altura, guindastes ou mesmo helicópteros, podem ser substituídos e otimizados pelo uso de drones especializados.
Vantagens para a utilização das tecnologias em inspeções e vistorias
Algumas vantagens da utilização drones para inspeção e vistoria são notórias e trazem grande impacto aos resultados obtidos pelos prestadores de serviço e também aos clientes.
Rapidez
Quando comparado com métodos tradicionais, os drones podem executar alguns serviços com grande redução de tempo.
Operação simplificada
A utilização de drones em indústrias por exemplo pode garantindo que a produção não seja afetada na realização da inspeção e vistoria.
Economia
Os custos com equipes in-loco, equipamentos como EPIs, e EPC e equipamentos de elevação como andaimes, gruas ou plataformas elevatórias, chegam a inviabilizar a inspeção e vistoria de alguns locais, não tornando acessível a periodicidade acompanhamento de estruturas e maquinários.
Segurança
A utilização de drones por pessoas capacitadas reduz os riscos de trabalhos em alturas, mesmo se a empresa comporta equipes capacitadas e treinadas para o serviço, diminuindo acidentes e possíveis passivos trabalhistas.
Periodicidade
A economia gerada pela inspeção com drones, aliada à simplificação de operação, rapidez e segurança, faz com que os clientes possam atuar com maior periodicidade e maior número de pontos. Trazendo maior eficiência e mais efetividade em identificação dos problemas a serem tratados de forma preventiva, e não mais corretiva.
Maior geração de informações
Drones podem gerar informações inteligentes que os métodos tradicionais não comportam. Tanto com softwares, como como tipos diferentes de câmeras ou sensores. Dando maior abertura de conhecimento aos gestores para tomadas de decisão estratégicas.
Procedimento de inspeção e vistoria por drones
A equipe da Pleno INNOV possui amplo conhecimento de inspeção e vistorias com drones em diversas áreas como civil, ambiental e solar. Antes de iniciarmos uma vistoria, são compiladas diversas informações necessárias para execução de um serviço de qualidade e no momento que a equipe desloca-se até o local à ser vistoriado os equipamentos e planos de voo já foram previamente definidos com os clientes, bem como solicitadas todas as autorizações necessárias para que o equipamento possa voar com segurança.
Já no local, inicia-se o voo com o piloto operando a movimentação da aeronave e a captação de vídeos e fotos que irão compor a documentação final a ser entregue ao cliente. Os voos sempre são acompanhados por um colaborador auxiliar, que interage com o piloto sobre riscos de colisão com aves, proximidade à outras construções ou linhas de energia e também realizando os checklists de planos de voo. Normalmente a comunicação entre a equipe é realizada por rádios.
O tempo necessário para inspeções e vistorias varia para cada serviço específico, pois cada local possui as suas particularidades conforme o que foi contratado com produto final. Em alguns casos é necessário manipular os pontos onde ocorrerá a inspeção, já outros a inspeção se dá de forma mais simples e rápida. Uma inspeção contempla o planejamento inicial, a execução dos serviços de campo e posteriormente a análise de todos os dados obtidos. Sem sobra de dúvidas, a parte com maior carga de trabalho é a avaliação dos dados e das imagens coletados em campo já no escritório, pois é neste momento que as inconformidades, inconsistências técnicas, erros de instalação ou outros tipos de anomalias ou patologias são definidas e estudadas caso a caso.
Torna-se evidente a importância de uma equipe bem qualificada e experiente para a elaboração de laudos e relatórios técnicos. A equipe de campo identifica exatamente os pontos a serem analisados e por sua vez a equipe de escritório realiza a interpretação de dados.
Os laudos e relatórios gerados normalmente trazem informações pertinentes para que exista uma compressão imediata para os gestores do contrato e para as equipes de O&M. O padrão de apresentação segue uma sequência com informações gerais, metodologia empregada, parâmetros utilizados, resultados obtidos e planos de recomendações de ações, dividido em diferentes categorias de prioridades.
Apesar de serem equipamentos de custo elevado, que dependem de treinamento e capacitação, o uso dessa tecnologia permite com que a empresa esteja sempre à frente do que há de mais novo em tecnologias no mercado, possibilitando aprimorar sempre um trabalho de qualidade e a entrega dos serviços de forma eficiente e segura.
Referências
Forcetechnology – https://forcetechnology.com/en/services/inspection/drone-inspection-services
Hausdrone – https://www.hausdrone.com.br/servicos/inspecoes-pericias/