Entenda a importância da manutenção preventiva e o que é
A quebra e falha de equipamentos são situações bastante comuns em diversos tipos de sistemas. Porém, esses problemas trazem diversos prejuízos para a produção, como a perda de produtividade, gastos acima do previsto com reposição e conserto de peças e, até mesmo, a ocorrência de acidentes de trabalho. Muitas vezes, os cronogramas e geração de lucros também ficam comprometidos com essas interrupções inesperadas do sistema.
Para impedir que isso aconteça, o planejamento de manutenções preventivas é de extrema importância pois ele atua diretamente na diminuição destes riscos. Esta manutenção é realizada de forma periódica e planejada, servindo para controlar e monitorar os equipamentos e sistemas de uma empresa. Seu principal objetivo é reduzir e impedir falhas de máquinas e equipamentos que podem comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores e usuários, assim como a produtividade. Ela pode ser baseada em três aspectos:
- Manutenção preventiva baseada no uso: deve ser realizada quando o equipamento produzir determinada quantidade de serviços ou produtos;
- Manutenção preventiva baseada no tempo: é realizada a partir do planejamento temporal. Ou seja, haverá manutenção a partir de um tempo pré-estabelecido;
- Manutenção preventiva mista: ocorre tanto baseada tanto no uso, quanto no tempo, o que vir a ocorrer primeiro.
Além da manutenção preventiva, existe também a manutenção corretiva, onde existe a necessidade de reparo e intervenção, mas só ocorre a partir do momento que o sistema apresentar algum tipo de problema que afete o seu desempenho e/ou produtividade. Porém, deixar para realizar o conserto ou intervenção apenas quando ocorre algum problema pode ser mais caro, pois ocasiona paradas inesperadas na produção e um desgaste prolongado. Grande parte das falhas pode ser evitada com a implantação da manutenção preventiva, substituindo antecipadamente os componentes usados, preservando e restaurando todas as peças necessária para bom desempenho de um sistema.
Quais são os benefícios da manutenção preventiva?
A manutenção preventiva apresenta diversos benefícios, como:
- Redução do risco de acidentes
- Para diminuir as chances de imprevistos tanto com operadores quanto com os equipamentos, é importante fazer a manutenção preventiva e verificar se os aparelhos estão funcionando de acordo com o esperado.
- Aumento da vida útil do sistema e/ou equipamento
- A manutenção preventiva evita o desgaste do sistema e/ou equipamentos.
- Minimização de custos
Fazer manutenções periódicas em equipamentos vai aumentar a vida útil de ferramentas, o que evita a troca constante por mau funcionamento. Por isso, o custo da manutenção preventiva é inferior ao da corretiva, visto que a troca de uma peça é mais barata do que a compra de um ou vários novos dispositivos. Já a manutenção corretiva obriga a comprar peças com mais agilidade, inviabilizando as pesquisas e obrigando a compra em menores quantidades, o que aumenta os preços e dificulta as condições de pagamento.
Manutenção preventiva na construção civil
A manutenção dentro da área da engenharia civil pode ser baseada pelas diretrizes básicas da NBR 5674 – Manutenção de edificações – Procedimento, onde é especificada a gestão da manutenção, inclusive através da elaboração de um Plano de Manutenção. Além disso, na entrega de obras é entregue para proprietários um documento chamado “Manual do Proprietário”, onde são detalhadas as ações de manutenção necessárias dentro daquela edificação, bem como a periodicidade, para a garantia e desempenho de uma edificação. O planejamento de um programa de manutenção preventiva é de extrema importância pois além de cumprir exigência normativas, garante a durabilidade e a vida útil projetada da edificação.
A programação de manutenções preventivas em edificações contribui para que as ferramentas durem por um tempo maior. Os gastos e os custos no processo são reduzidos não apenas pelos prolongamentos da vida útil, mas também devido ao fato de evitar despesas inesperadas com falhas não previstas.
Em um processo de manutenção predial, edificações que passam periodicamente por planos de manutenção preventiva tem seu processo de intervenção muito reduzido, pois todos os seus sistemas são vistoriados com frequência, fator que acarreta da diminuição de volumes de correções de patologias e na redução de custos.
Manutenção preventiva em sistemas de energia solar fotovoltaico
Como outros equipamentos, o sistema solar fotovoltaico também requer manutenção preventiva para garantir um bom funcionamento, resultando na garantia de sua eficiência. A manutenção preventiva possibilita maior economia ao usuário final, visto que evita a troca frequente de painéis solares. Além ser rentável para o bolso, também contribui na preservação do meio ambiente, pois diminui a produção de resíduos sólidos.
Um bom plano de Operação e Manutenção (O&M) de sistemas de energia solar garante a vida útil dos equipamentos e o correto funcionamento dos sistemas por muito tempo. O setor de O&M está diretamente ligado ao OPEX (Operational Expenditure) de um sistema, que é o custo para manter o sistema funcionando corretamente e em bom estado durante cerca de 25 anos. Um bom plano de O&M irá reduzir o crescimento dos custos de OPEX ao longo dos anos.
Dentre as manutenções preventivas mais impactantes dentro de um sistema fotovoltaico estão:
- Limpeza dos módulos fotovoltaicos
- Controle da vegetação (capina do terreno)
- Controle da fauna
- Reparametrização de equipamentos
- Manutenção de parafusos
- Inspeção termográfica dos módulos, inversores e pontos de conexão (MC4)
É de extrema importância que estes serviços sejam realizados, por profissionais qualificados, para garantir a produção de energia e, consequente, assegurar a economia que o cliente tanto busca.
A Pleno INNOV e a realização de manutenções preventivas
A Pleno INNOV conta com uma equipe multidisciplinar, capacitada para oferecer serviços de manutenção preventiva com qualidade para os setores da área civil e de energia solar.
Na área de engenharia contamos com engenheiros habilitados nas áreas de manutenção e inspeção predial além de equipamentos de ponta, com alta tecnologia para auxiliarem na execução de planos de manutenção em edificações de pequeno e grande porte. Já no setor solar fotovoltaico, sempre buscamos entendimento sobre o funcionamento das operações de geração de energia. E como o nosso foco é na área de manutenção de usinas solares, estamos sempre aprendendo sobre as melhores técnicas para garantir a eficiência dos sistemas dos nossos clientes. Aliado a isso, somos especializados na área de termografia, tecnologia que permite a observação de problemas não visíveis a olho nu, auxiliando na resolução de problemas antes mesmo de acontecerem.
Buscamos sempre estarmos atualizados no conhecimento teórico e em conhecer as melhores técnicas práticas, alinhando sempre com tecnologias de última geração, para garantir que nossos clientes tenham um sistema funcionamento corretamente. Pleno INNOV é garantia de serviço capacitado e com muita qualidade.
Referências:
https://www.portalsolar.com.br/tudo-sobre-a-manutencao-do-painel-solar2/
https://cogera.com.br/problemas-que-podem-ocorrer-em-uma-usina-solar/
https://cogera.com.br/a-importancia-da-manutencao-preventiva-para-usinas-solares/
https://www.bv.com.br/bv-inspira/parceiro-solar/manutencao-de-placas-solares
https://blog.belgo.com.br/engenharia/construcao-civil/manutencao-preventiva-construcao-civil/#:~:text=Os%20principais%20benef%C3%ADcios%20da%20manuten%C3%A7%C3%A3o,redibit%C3%B3rios%2C%20ou%20seja%2C%20ocultos
https://www.orcafascio.com/papodeengenheiro/a-importancia-da-manutencao-preventiva-na-construcao-civil/
NBR 5674 – Manutenção de edificações – Procedimento